Vencedores do II Programa StartUp CIM/UFLA participam do Seminário Acelera Startups e Acelera Educação Sul de Minas em Varginha

Equipe também ganhou passeio aéreo na cidade de Lavras concedido pelo Aeroclube

A equipe da startup Fruit Packed vencedora do II Programa StartUp Acadêmico CIM promovido pelo Laboratório de Inovação Empreendedora através do Centro de Inteligência em Mercado (CIM) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), participou do Seminário Acelera Startups e Acelera Educação Sul de Minas realizado no município de Varginha pelo Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae) e demais parceiros do estado de Minas Gerais.

Durante o evento foram apresentados painéis com casos de sucesso e palestras de Raoni Pereira e Rodrigo Cartacho sobre os temas: “Hackeando o Empreendedorismo do Futuro” e “Empreendedorismo Sympla e Startups – Lições Aprendidas” e também foi promovido o Acelera Educação, que abrange o Encontro dos Agentes de Desenvolvimento e Secretarias de Educação, onde foram apresentadas palestras sobre Liderança Empreendedora, com Cláudio Forner, e Educação e Empreendedorismo, com Stéfano Gazzola, além de painéis com cases de sucesso e a Mostra Empresarial da Escola de Formação Gerencial (EFG), que foi aberta à comunidade. O evento disseminou a cultura do empreendedorismo entre educadores e fortaleceu o sistema de startups, estimulando atitudes empreendedoras como instrumento de transformação.

A equipe da startup Fruit Packed venceu a apresentação do pitch final e recebeu como premiação um passeio aéreo na cidade de Lavras e a viagem à Missão Empresarial Acelera Startup. O passeio foi realizado no dia 08 de novembro e os participantes ficaram empolgados com o passeio. Para um dos integrantes da equipe vencedora, Herivelton Soares, “foi incrível sobrevoar a cidade, algo bem diferente de viajar num avião comercial. De fato é emocionante. Demos muitas risadas e passamos por alguns momentos de susto com as manobras. Além de voar, conhecemos a história e a estrutura do Aeroclube de Lavras. Participar do Startup CIM e agora do Acelera StartUP gerou uma mentalidade mais inovadora e empreendedora, fazendo com que o nosso grupo saia da “caixa” da mesmice e do usual. Recomendo essa experiência pela renovação do pensamento em todos os níveis, do pessoal até o profissional”.

O coordenador do CIM e diretor da Agência de Inovação do Café (InovaCafé), Luiz Gonzaga de Castro Júnior avaliou a participação dos alunos no evento “como uma grande oportunidade para que eles adotem a inovação e o empreendedorismo em suas vidas e carreiras”.

“A iniciativa vem fomentar o empreendedorismo entre os estudantes da Universidade, fornecendo capacitação para que as suas ideias se tornem realidade, tudo isso é praticado dentro do Laboratório de Inovação Empreendedora”, afirma o coordenador do Laboratório e do Programa StartUp, Gustavo Palau Braga.

A STARTUP

A Fruit Packed é uma startup que oferece frutas e hortaliças processadas e prontas para o consumo através de um sistema de embalagens retornáveis. O produto tem foco no pequeno produtor da região e aplica o conceito de economia e sustentabilidade com os descontos no ato do retorno da embalagem do produto.

StartUp CIM

A segunda edição do Laboratório de Inovação Empreendedora, teve seu início no dia 25 de agosto de 2015, o qual é promovido pelo Centro de Inteligência em Mercado (CIM) da UFLA, através do Startup CIM, órgão responsável pelo empreendedorismo no Centro de Inteligência. Após o processo seletivo, os participantes montaram equipes que desenvolveram suas ideias com essência inovadora, utilizando ferramentas como o Canvas para modelar seu negócio e outras diversas técnicas de validação, sendo mentoriados neste processo por 2 meses. Ao fim do programa, fizeram apresentações finais (pitch) que foram acompanhadas por uma banca avaliadora, a qual analisou o grau de inovação, a viabilidade, o desenvolvimento e a apresentação das equipes. As melhores ideias continuarão em processo de incubação no CIM.