Alunos da disciplina de Marketing participam de aula prática na InovaCafé

Café é escolhido para explicar conceito de produto para alunos de disciplina de marketing

Cerca de 35 alunos dos cursos de Ciência dos Alimentos, Administração Pública, Zootecnia, Engenharia Florestal e Sistemas de Informação da UFLA, participaram de aula prática no Polo de Tecnologia em Qualidade do Café na Agência de Inovação do Café (InovaCafé), para entender, na prática, que aspectos envolvem o desenvolvimento de um conceito de produto assim como de seu processo de preparo.

Realizada através da disciplina de marketing oferecida pelo Departamento de Administração e Economia (DAE), a aula tem como objetivo específico trabalhar o conhecimento dos alunos com relação a aspectos teóricos envolvidos no conceito de produto. O café foi o produto escolhido para o desenvolvimento do contexto teoria-prática tendo em consideração a sua relevância nacional e o trabalho que é desenvolvido na InovaCafé. “Envolver os alunos nesse processo traz uma motivação a mais para o aprendizado, amplia o conhecimento de mercado com o fato deles conhecerem a realidade do produto, além de reconhecer o trabalho desenvolvido na UFLA, sendo um grande incentivo para que eles se tornem consumidores de um bom café no futuro. A disciplina alia a relação do conhecimento teórico e a possibilidade de ver isso na prática”, explica o professor da disciplina de marketing do DAE, Luiz Henrique de Barros Vilas Boas.

Aluno do primeiro período de Sistemas de Informação, Anderson Leal, participou da aula prática e fez sua avaliação, “tive a oportunidade de conhecer alguns processos e entender um pouco sobre a história do café e como isso veio agregando valor a esse produto. É perceptível a preocupação das empresas em estar atendendo o consumidor e elas estão sempre melhorando o seu produto para conquistar novos consumidores e fidelizá-los”.

Foram apresentadas as diferentes formas de preparo do café, como o café coado tradicional, expresso feito em uma máquina profissional, semelhante a que encontramos em cafeterias e o expresso feito na máquina de cápsula que é uma opção caseira que apresenta diversos preços e qualidades diferentes e que tem sido cada vez mais utilizada nos lares brasileiros. “Os alunos terão a possibilidade de refletir como essas diferentes formas de preparo podem agregar valores diferentes ao produto e, consequentemente, caracterizam conceitos diferentes de produto, utilizando grãos diferentes, preparando de forma manual ou mais automatizada, assimilando as diferenças de um café servido em uma cafeteria para aquele que a gente consegue fazer em casa, enfim, apresentamos opções para que eles façam reflexões durante a disciplina”, explica a instrutora credenciada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) do Curso de Barista e Gestora de Inovação em Café na InovaCafé, Helga Andrade.

MARKETING

A disciplina de marketing é oferecida semestralmente e alunos de graduação de diversos cursos podem se inscrever, sendo disponibilizadas 40 vagas. “Ela é aberta para estudantes que veem a perspectiva de marketing como importante para a sua formação e atuação profissional”, explicou Vilas Boas.