ANATOMIA E FISIOLOGIA DO CAFEEIRO

Site vermelhoEm funcionamento desde 2011, o laboratório é coordenado pela pesquisadora Dra. Milene Alves de Figueiredo Carvalho da Embrapa Café e pelo professor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Rubens José Guimarães. O laboratório é assessorado pelas pós-doutorandas Dra. Dalyse Toledo Castanheira e Dra. Elisângela Aparecida da Silva.

A criação do laboratório resultou em nova linha de pesquisa com grande potencial inovador, pois a produção e a utilização dos conhecimentos em anatomia e fisiologia do cafeeiro possibilitarão grande economia de tempo e recursos financeiros para os mais variados objetivos de auxílio à cafeicultura.

Como exemplo, pode-se citar a seleção de cafeeiros em pré-melhoramento genético e a racionalização e otimização do uso da água na cafeicultura. As pesquisas desenvolvidas são transformadas em monografias, dissertações e teses, além de publicações em periódicos de impacto no Brasil e exterior. O laboratório também contribui com a formação de novos pesquisadores e com a qualificação de jovens em projetos de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

 

GENÉTICA MOLECULAR

O laboratório é coordenador pela equipe da Embrapa Café e atualmente desenvolve pesquisas relacionadas ao DNA de alguns cafeeiros para produzir novas variedades da planta, que devem ser resistentes a algumas doenças e ter um ciclo de crescimento mais rápido. As pesquisas começam na extração do DNA de mudas do café, e a partir daí todo o genoma da folha é sequenciado. Com essa análise, é possível prever o comportamento das plantas no campo.