O professor José Roberto Soares Scolforo e a professora Édila Vilela De Resende Von Pinho candidatos à reeleição para o próximo quadriênio 2016 a 2019 para reitoria da Universidade Federal de Lavras (UFLA), visitaram a Agência de Inovação do Café para apresentar plano de trabalho que move a campanha “Com a força do conjunto podemos mais”.
A visita foi realizada nesta terça-feira (17/11) e contou com a participação dos núcleos de estudos que possuem sede na agência. Algumas ações estratégias que fazem parte do plano de trabalho foram apresentadas pelos candidatos.
Durante a visita o professor se reuniu no pátio da agência com os estudantes e professores e falou sobre um dos projetos, que é dobrar o número de entrada de alunos na Pós-Graduação. “Queremos em quatro anos dobrar o número de alunos na pós-graduação, sabemos que os estudantes da pós-graduação acabam gerando mais conhecimento, mais tecnologia e mais inovação. O estado de Minas Gerais, que nós pensamos que é tão desenvolvido, não é um estado gerador de tecnologia pós-commodities, nós geramos muita tecnologia até as commodities. Se nós tirarmos o minério de ferro e o café, o estado de Minas Gerais cai para a 21º economia do país. Isso significa que nós somos craques em gerar tecnologia, ter as commodities, mas não geramos tecnologia pós-commodities”, pontou Scolforo.
Na ocasião foi citada como uma grande oportunidade para avançar na geração de tecnologia pós-commodities a utilização do Parque Científico e Tecnológico de Lavras (Lavrastec), “quem sabe desse grupo de pessoas que fazem a InovaCafé, não surjam possibilidades para vocês habitarem o parque. Nós produzimos o café e quem ganha dinheiro são os suíços, os italianos, os alemães, porque eles pegam tudo que a gente produz e transformam isso em uma “nova” fórmula e nós compramos e ainda ficamos orgulhosos de comprar o produto que foi criado em cima do que desenvolvemos, porém o lucro fica com os outros países, nós não poderíamos ficar orgulhosos de comprar algo que nós mesmos desenvolvemos? Gerando mais emprego de qualidade, mais imposto para a nossa região, e daí chegar em casa e mostrar para o pai e para a mãe, que você participou do desenvolvimento do produto que vocês estão utilizando em casa”, elucida o reitor.
Explicando para os estudantes que o voto deles é de fundamental importância, Scolforo pediu que eles tivessem garra, envolvimento, comprometimento, amor a UFLA, amor a causa agrária, “estamos trabalhando para que haja uma integração muito forte das engenharias com a área agrária, pois é a área que tem grande expertise na Universidade e dessa forma as engenharias crescem mais e ao mesmo tempo permitem a abertura de novas linhas de pesquisa para nós que militamos no mundo agrário e essa é uma maneira de fortalecer a instituição”.
Tendo como pilar estratégico de sua campanha o aumento de estudantes de pós-graduação dentro da instituição o atual reitor disse: “esse é o projeto que queremos desenvolver na UFLA, não é apenas construir a Universidade, mas que a Universidade fique marcada como espaço que gera tecnologia até a commodities, que isso a gente já faz muito bem, mas vamos dar um passo muito importante diante a tecnologia pós-commodities e para isso vamos democratizar ainda mais o acesso a pós-graduação sem nenhuma perda de qualidade, isso vai ser crucial, pois é o estudante de pós-graduação que empurra toda a lógica de geração de conhecimento, tecnologia e inovação”.
O assessor de inovação e empreendedorismo da UFLA e diretor da InovaCafé, Luiz Gonzaga de Castro Júnior, reforçou a importância da evolução na geração de tecnologia pós-commodities e apresentou demandas da agência para seu crescimento.
CONSULTA À COMUNIDADE
Na próxima quinta-feira, dia 26 de novembro, será realizada a Consulta à Comunidade das 8hrs às 23hrs. O site oficial com as informações sobre o processo pode ser acessado através do link: http://www.consultacomunidade2015.ufla.br/