Necaf/UFLA Promove concurso de qualidade do café

IMG_2542
Evento intitulado como “Golden Cup” aconteceu na última sexta-feira.

O Núcleo de Estudos em Cafeicultura (Necaf) em parceria com o Núcleo de Estudos em Qualidade, Industrialização e Consumo do Café (QICafé) e com o Núcleo de Estudos em Pós-Colheita (Pós-Café), promoveram na última sexta-feira (12/05) o lançamento do projeto “Golden Cup”, concurso de qualidade do café, abrangendo exclusivamente os filhos de cafeicultores da Agência de Inovação do Café (InovaCafé).

IMG_2567O Coordenador geral do Necaf e graduando em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), Giovani Belutti Voltolini, explica que “ a essência desse evento é algo muito importante, pois ele nos traz um princípio de treinamento para os filhos de cafeicultores, para que eles possam ser os difusores desse conhecimento para os seus pais que são os cafeicultores, a quem diretamente mais precisa destas informações. As amostras começaram a ser recebidas a partir do dia 15/05 na sala de recepção do Necaf e vão até o dia 18/08 e a partir daí, nos dias 01 e 02 de setembro a gente realiza a divulgação dos campeões do concurso. Nós já tivemos uma grande procura, com grande participação no lançamento. Esse evento é um projeto pioneiro do Necaf, juntamente com outros núcleos de estudos e em parceria com a InovaCafé, com certeza vislumbramos voos mais altos pensando em possivelmente nas próximas edições abranger a UFLA como um todo ”.

IMG_2536Uma das singularidades do projeto é a possibilidade de ter como competidores, cafés de todas as regiões produtoras do Brasil. O que gera a construção de uma mesa de provas totalmente diversificada, enriquecida com sabores, aromas e aspectos impares, presente nos cafés.

IMG_2547O diretor da InovaCafé, professor Luiz Gonzaga de Castro Júnior comenta que o projeto “é uma ação inédita dentro da universidade, então tem todos os pré-requisitos em termos de qualidade, em termos de organização que é um diferencial maior. Essa oportunidade abre portas para uma linha que a gente tem que caminhar cada vez mais, que é a questão da qualidade. O projeto favorece a difusão de tecnologia e conhecimento relativos ao café, que inicialmente pode parecer restrita, mas que visa o futuro da cafeicultura. A iniciativa é bem interessante e acho que vai trazer ótimos frutos para InovaCafé, para UFLA e para todos. ”

IMG_2607“É extremamente gratificante fazer parte deste projeto e, poder colaborar com a difusão dos cafés de qualidade, principalmente dentro do nosso ciclo de trabalho. Nós do QICafé ficaremos responsáveis pelo recebimento e classificação dos cafés e, também auxiliaremos na etapa da prova de xícara. Acredito que este concurso será o primeiro de muitos outros que estão por vir, uma vez que, os cafés de qualidade estão ganhando cada vez mais mercado consumidor e valorização. Além disso, o segmento de novos produtos à base de café também é uma oportunidade para atender os consumidores exigentes, já que o uso de cafés de qualidade gera produtos alimentícios de qualidade também, como é o caso de alguns projetos desenvolvidos pelo núcleo. Podemos notar que existe um ciclo produtivo e a união dos integrantes da InovaCafé só tende a fortalecer a cafeicultura” comenta a Conselheira do QICafé e graduanda em Engenharia de Alimentos pela UFLA,  Fabiana de Carvalho Pires.

Ascom InovaCafé