
Visitantes da Coreia do Sul estiveram presentes, em 06/06, à Universidade Federal de Lavras (UFLA), a fim de estreitar laços visando o desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa vinculadas, em um primeiro momento, ao café. O presidente da Korea Center do Brasil e professor da Gangneung-Wonju National University (GW), Douglas Hwangho, e o diretor da Korea Center do Brasil, Jaime Shim, foram recepcionados no Salão dos Conselhos da Reitoria pelo reitor José Roberto Soares Scolforo, pelo prefeito de Lavras, José Cherem, e por outros representantes da comunidade acadêmica da UFLA, entre os quais o diretor da Agência de Inovação do Café, professor Luiz Gonzaga da Castro Junior.
Douglas Hwangbo justificou a escolha da UFLA como parceria. “A recomendação que tivemos desde o início para essa parceria foi a UFLA. Durante 20 anos, nossos produtos coreanos foram vendidos no Brasil. Agora vamos esforçar para que o contrário também aconteça: para que produtos brasileiros sejam vendidos na Coreia. Hoje o assunto será essencialmente o café, mas em outras ocasiões pretendemos abordar tecnologia da informação e biotecnologia”.

Além da reunião, a comitiva realizou visitas à Prefeitura, ao Parque Tecnológico da UFLA, à Cafeteria CafEsal e ao complexo da InovaCafé, conduzida pelos professores Mário Lúcio Vilela de Resende, Rubens José Guimarães e Antônio Nazareno Guimarães Mendes, e pelo técnico agropecuário do setor de Cafeicultura (DAG), Mauro Magalhães. Os anfitriões explicaram sobre o funcionamento da agência, que abriga diversos setores ligados a toda a cadeia produtiva do café, além de esclareceram dúvidas dos visitantes quanto à qualidade, inovações, pesquisas e variedades.
“Estamos situados em um local que é um verdadeiro complexo de negócios ligados ao café na Coreia do Sul. Além disso, temos a nossa universidade, onde pretendemos implantar um centro acadêmico voltado ao café, para que os alunos possam aprender todos os processos, do cultivo até a indústria. A visita à InovaCafé foi muito proveitosa, proporcionando conhecimentos que nos ajudarão a alcançar nosso objetivo”, disse Hwangbo.
Como encerramento das atividades, houve a assinatura da carta de intenções entre o reitor da UFLA, o prefeito de Lavras e o presidente da Korea Center do Brasil.
Ascom InovaCafé / Com informações de DCOM/UFLA