Nesta terça-feira (07/02), a Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi palco do II Meetup “Aceleração SEED”, promovido pelo Programa Empreende UFLA do Centro de Inteligência em Mercados (CIM) em parceria com a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Inbatec), Cafeteria Escola CafEsal e Agência de Inovação do Café (InovaCafé).
O objetivo do evento foi promover a quarta rodada do programa de aceleração de startups promovido pelo Statups and Entrepreneurship Ecosystem Development (SEED) e pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) que vem contribuir com o desenvolvimento do ecossistema de startups do Estado de Minas Gerais, fomentar o empreendedorismo tecnológico, atraindo e mantendo no Estado capital humano e projetos de negócio com alto potencial de crescimento e estimular o desenvolvimento da inovação tecnológica no ambiente produtivo, induzindo a cultura de inovação no Estado.
“A gente sabe que estão surgindo muitas inovações aqui na UFLA, então estamos aqui para apresentar o programa e fazer com que esses empreendedores participem dessa iniciativa, enxergando o programa como uma oportunidade para promover a agregação de valor na atividade econômica, por meio do incentivo à transformação de conhecimento em negócios de maior valor e conteúdo tecnológico”, explicou a Gestora de Projetos e Parcerias Estratégicas do SEED, Andrea Motta.
Empreendedores ou startups de todo o país podem participar do edital, basta atender os pré-requisitos estabelecidos pelo programa, como: ter idade mínima de dezoito anos; ser brasileiro, nato ou naturalizado, ou estrangeiro em condições de permanecer em Belo Horizonte durante o período de participação no programa; e pertencer a uma única equipe proponente.
O coordenador do CIM e da Inbatec, professor Luiz Gonzaga de Castro Junior, afirmou que eventos como esses são bem-vindos para despertar a cultura empreendedora na universidade, “esse novo modelo de evento faz com os estudantes possam enxergar possibilidades de desenvolver suas ideias e transformá-las em startups, tentando inclusive uma vaga para acelerar seu negócio no SEED. Essa questão do empreendedorismo é mais próxima do que parece, por isso estamos promovendo o evento no Centro de Convivência da universidade, junto a Cafeteria para aproximar esses estudantes, dando um viés mais informal e descontraído ao acesso a informação, colaborando com a troca de experiências e sinergia entre os interessados”.
Os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer o modelo de negócios da cafeteria escola CafEsal e os cafés preparados pela equipe da Barista Helga Andrade. “A cafeteria é uma proposta inovadora, ela surge dentro desse ambiente de trabalho coletivo, agregação de valor de forma criativa, então queremos colaborar cada vez mais com eventos como esse, para que se promova a discussão em torno de modelo de negócios inovadores e também o direcionamento desse conceito para o café no município de Lavras”, ressaltou Helga.
O empreendedor, formado em Ciências da Computação pela UFLA, Nestor Soares, visitou o evento para conhecer o ambiente empreendedor das empresas de tecnologia da cidade, ele que já vem desenvolvendo um negócio voltado para marketing digital, achou interessante a proposta do SEED, uma vez que ela aproxima os empreendedores locais dos polos mundiais de inovação.
Saiba mais sobre a 4ª rodada de aceleração do SEED, programa que vem potencializar a interação, as redes e a transferência de conhecimentos e habilidades entre empreendedores apoiados e o ecossistema local de startups, clique aqui e acesse o edital.
EMPREENDE UFLA
Criado pelo CIM, o programa Empreende UFLA é uma iniciativa que vem fornecer capacitação e fomentar o empreendedorismo na Universidade. O projeto de extensão foi idealizado por dois estudantes do curso de administração pública da UFLA e atualmente promove mentoria para universitários que desejam desenvolver negócios inovadores e desenvolvimento de eventos com novo formato.
Texto e Fotos: Vanessa Trevisan (ASCOM InovaCafé)