
A Agência de Inovação do Café da Universidade Federal de Lavras (InovaCafé/UFLA) abriu suas portas, em 27/08, a 33 visitantes oriundos de cinco país africanos: Malawi, Moçambique, Quênia, Tanzânia e Zimbábue. Os profissionais, que atuam na área agrícola em seus países de origem, encontravam-se na universidade desde junho, onde realizaram o curso de aperfeiçoamento “Capacitação e Transferência de Tecnologia na Cultura do Algodão”, coordenado pelo professor do Departamento de Agricultura (DAG), Antônio Carlos Fraga, encerrado em 28/08.

A visita ao complexo da InovaCafé foi conduzida pelo chefe do DAG, professor Rubens José Guimarães. O intuito foi mostrar a estrutura de organização envolvendo a cafeicultura e seus diversos segmentos. Dentre os locais visitados, destacam-se a Unidade de Torrefação, os laboratórios de Anatomia e Fisiologia do Cafeeiro e de Genética Molecar, o InovaHub e a lavoura com vitrine de cultivares de café. Também houve passagem pelo Pólo de Tecnologia e Qualidade do Café, onde a comitiva se inteirou sobre o funcionamento do Laboratório de Análises Químicas, da Sala de Classificação Física e do Laboratório de Análise Sensorial, onde são realizadas as provas de degustação.

Algumas pesquisas desenvolvidas no âmbito da InovaCafé e de seus parceiros também foram mencionadas. A visita contou, ainda, com apresentação de Guimarães sobre a cafeicultura no Brasil e no mundo. Ele explanou sobre produção de sementes e mudas, implantação de lavoura, nutrição do cafeeiro, podas, culturas intercalares, manejos de plantas daninhas, colheita, pós colheita, ações de destaque na UFLA relacionadas ao café, entre outros temas.
Ascom InovaCafé