Colaboradores da CafEsal participam de minicurso sobre torra de cafés

Colaboradores da Cafeteria CafEsal participaram, na manhã de 27/02, na Unidade de Torrefação da Agência de Inovação de Café (InovaCafé/UFLA), de um minicurso de Noções de Torra de Cafés. O objetivo foi fornecer e expandir conhecimentos práticos sobre esta etapa do processo de industrialização do grão. O treinamento foi ministrado pelo técnico agropecuário do setor de Cafeicultura da Departamento de Agricultura (DAG), Mauro Magalhães, que realizou uma demonstração da curva de torra.

Foto 2
Mauro Magalhães demonstrou as etapas da torrefação

De posse do café beneficiado, colhido nas lavouras da UFLA, os presentes tiveram contato com processo ocorrido no torrador, desde a etapa da recepção até a chegada ao tambor de resfriamento. Após atingir a temperatura de 240º C e aguardar uma média de 15 minutos para atingir o ponto (detectado visualmente), os grãos descem para serem resfriados, onde há uma turbina que puxa o ar quente. Se os grãos forem moídos, seguem para os equipamentos de moagem. Do contrário, seguem para a embalagem manual.

Foto 1
Colaboradores poderão repassar os conhecimentos sobre torra

Também houve demonstração em máquina de menor porte, onde foi torrado o café especial destinado aos métodos diferenciados da Cafeteria CafEsal. “Como estamos falando da CafEsal, que é uma cafeteria com fins educativos, considero muito importante que os colaboradores saibam todas as etapas do processo, a fim de replicarem o conhecimento àqueles que tiverem interesse”, destacou o ministrante.

A gestora da CafEsal, Emanuelle Costa, corroborou a opinião de Magalhães. “O café que está sendo torrado na Unidade de Torrefação é o que comercializamos na cafeteria em pacotes e aquele que servimos com o padrão de café especial. Apresentar um dos processos da cadeia produtiva vai ao encontro da nossa missão, que é educar, conscientizar e promover conhecimento sobre cafés”, pontuou.

Ascom InovaCafé